FME Balneário Camboriú

Balneário Camboriú - SC

Telefone: (47) 3360-0444
E-mail:

Dia Mundial do Surf: BC revela novos talentos na modalidade

Publicado em 19/06/2020 16:10

Por Lanume Weiss

Neste sábado (20) é comemorado o Dia Mundial do Surf. Pensando nisso, a Fundação Municipal de Esportes (FME) resolveu homenagear a modalidade que revela tantos talentos no município, entre eles, os campeões mundiais Teco e Neco Padaratz. Balneário Camboriú é conhecida como a maior Surf City do Sul do Brasil, oferecendo condições ideais para a prática de surf, com praias incríveis.

A arte de deslizar sobre as ondas conquista vários moradores da cidade. O professor da Escola Surf no Pé (@escola.surfnope) e Presidente da Associação Escolas de Surf, José Carlos Malucelli, é apaixonado pelo contato com a natureza e adrenalina. "Cada onda que eu surfo é como se fosse a primeira, a sensação é inexplicável", conta José Carlos, também conhecido como Bulldog.

Surfar é muito mais que um esporte, é um estilo de vida. Estar com os amigos, curtir a natureza, zelar a família, cuidar da saúde física e mental... Isso é o que move o atleta. O sorriso no rosto do surfista é frequente.

Surfista há 35 anos, Bulldog fala da modalidade com paixão. "Representa tudo na minha vida. Foi na praia, dando aula, que conheci minha esposa e formamos uma família", relembra. "Quando surfo me sinto mais perto de Deus, acho que por isso saio da água tão feliz e aliviado do estresse do dia a dia", finaliza.

Recém chegado da temporada no Havaí, o surfista de 13 anos, Arthur Zanella, compete no Circuito Cataninense e no Brasileiro de Surf. Atleta da Escola Surf no Pé, promete grandes conquistas na modalidade. Já foi campeão do Circuito Catarinense Oceano Surf Talentos e surfa há quatro anos. "Eu comecei a surfar quando ganhei uma prancha de Natal. Hoje o surf é a alegria da minha vida", conta Arthur.

Água salgada que lava a alma

O surfista de 13 anos, Antônio Vitorino, é bicampeão catarinense sub12 e bicampeão sub10 local da Associação de Surf de Balneário Camboriú. O garoto, que sonha em ir cada vez mais longe e conquistar mais títulos, tem como referência o surfista de BC Willian Cardoso e o atual campeão mundial, Italo Ferreira.

Nascido em Balneário Camboriú e praticante desde os seis anos, Antônio resume surf a felicidade. "Comecei a surfar porque a praia fica em frente a minha casa. É muito legal pegar onda, eu me divirto muito dentro da água", revela.

Surfista desde os três anos, Guilherme Marques, de 18 anos, relembra da Volcom TCT, seletiva para o mundial da Volcom na Califórnia, onde foi campeão na categoria sub12. "Foi aquele momento que tudo fez sentido. Eu sabia que queria seguir em frente e levar o surf para sempre comigo", conta.

O surf é o estilo de vida de Guilherme, que é apaixonado pelo esporte que une diversão e competência. A sua maior referência é o surfista tricampeão mundial do Circuito Mundial Masculino de Surfe, Mick Fanning.


Foto: Bulldog


Fotos: Arthur Zanella


Fotos: Antônio Vitorino


Foto: Guilherme Marques / Fotógrafo: Italo Conceição

Créditos: FMEBC

Veja também
Atleta de Balneário Camboriú compete no UFC, em Abu Dhabi, na Ilha da Luta

Taila dos Santos irá competir no dia 15 de julho na Ilha da Luta

O surfista Willian Cardoso participa de live sobre a modalidade no Instagram da Fundação de Esportes

O surfista Guilherme Marques convida o campeão Willian Cardoso para um bate-papo

© 2020 - Fundação Municipal de Esportes - Todos os direitos reservados