FME Balneário Camboriú

Balneário Camboriú - SC

Telefone: (47) 3267-7086
E-mail:

Futebol de Areia BC SÊNIOR 2022
De 16 de janeiro a 18 de fevereiro de 2022

Regulamento

I – DAS PROMOÇÕES E DOS OBJETIVOS

 

 

Art.1º - O 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 é uma competição organizada pela Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (SC).

 

Art.2º - O 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 tem por objetivo desenvolver o intercambio sócio desportivo entre comunidades locais e turistas, proporcionando ao público de Balneário Camboriú e região, lazer e entretenimento.

 

Parágrafo Único: Doravante a nomenclatura oficial das abreviaturas utilizadas neste Regulamento será:

 

FMEBC: Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú;

CD: Comissão Disciplinar (Os membros da comissão disciplinar serão indicados pela FMEBC. O superintendente da FMEBC deverá indicar a nominata até o início da competição).

 

 

Art.3º - A arbitragem ficará sob a responsabilidade da FMEBC.

 

 

 

II – DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES:

 

Art.4º - Poderão participar do 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 as entidades tradicionais do futebol de areia de Balneário Camboriú e as convidadas pela FMEBC.

Equipes:

Atum

Baleia

Barracuda

Dourado

Focas

Goiá

Orca

Pescada

 

Art.5º - As equipes deverão participar da Cerimônia de Abertura, com ao menos 05 (cinco) atletas devidamente uniformizados.

 

Art.6º - Do 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 somente poderá participar atletas amadores e profissionais inativos, ou seja, sem contrato de atleta profissional vigente e com no mínimo 2 anos de carteira revertida.

 

Art.7º - O 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 será disputado em três (03) categorias:

§ 1º - Categoria OFICIAL – Idade “LIVRE”, porém os atletas que tiverem idade entre 16 a 18 anos deverão apresentar uma autorização dos pais, reconhecida em cartório, que isentem a FMEBC e a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú de responsabilidades.

§ 2º - Categoria SÊNIOR – Poderão participar atletas que tiverem 37 anos completos ou mais.

§ 3º - Categoria MASTER – Poderão participar atletas que completem 45 (1977) anos no ano corrente, ou mais.

 

Art.8º - A inscrição para o 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 será gratuita e deverá ser realizada através do site fmebc.sc.gov.br onde somente poderão ser inscritos atletas devidamente cadastrados no mesmo e que não estejam na lista de apenados da AMFRI.

 

§ 1º - Deverão ser inscritos no mínimo 12 (doze) e máximo 20 (vinte) atletas por categoria. A comissão técnica poderá ser formada por até 3 (três) pessoas.

 

§ 2º - Atletas da mesma equipe e de categorias diferentes que respeitem a idade conforme “caput” Art. 6º poderá jogar em outras categorias, mesmo que não estejam na respectiva ficha de inscrição da categoria. Ou seja, atletas da categoria Máster estarão aptos a atuar nas categorias Sênior e Livre, e atletas da categoria Sênior estarão aptos a atuar na categoria livre.

 

§ 3º - Não será permitida troca de atletas na ficha de inscrição. Uma vez inscrito este atleta não poderá ser retirado da relação, exceto se o mesmo apresentar um atestado comprovando sua incapacidade de participar do campeonato.

 

Art. 9º - Cada atleta só poderá participar por uma equipe no 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022.

 

 

Art.10º - Os atletas deverão, obrigatoriamente, apresentar SOMENTE: Carteira de Identidade original/motorista/passaporte ou Carteira Profissional ou documento oficial e/ou Xerox destes documentos autenticados em cartório de seus atletas nos dias dos jogos. Os atletas que participarem do jogo conforme comprovação de súmula com documentação ou qualquer outra situação irregular será julgado pela CD e que será de inteira responsabilidade da equipe, isentando o mesário ou árbitro de qualquer responsabilidade.

 

Art.11º - As equipes deverão apresentar-se à organização com 15 (quinze) minutos de antecedência à sua respectiva partida, para evitar o atraso das mesmas.

§ 1º - Somente para o início da primeira partida de cada rodada será tolerado 15 minutos para que as equipes se apresentem em condição de jogo antes de decretar o W.O.

Art.12º - Durante a realização dos jogos, após a verificação do Documento de Identidade individualmente dos atletas, os mesmos ficarão na mesa até o final da partida para nova verificação caso haja necessidade.

 

 

III – DAS REGRAS

 

Art.13º - Todas as partidas serão jogadas de acordo com o Regulamento do Campeonato, os casos “OMISSOS” seguirão as Regras da CBDF. IB (Internacional Board).

 

Art.14º - É proibida a entrada e permanência na arena de jogo de qualquer pessoa que não esteja na organização ou conste na súmula do jogo.

 

Art.15º - É proibido o consumo ou porte de bebida alcoólica na arena de jogo.

 

Art.16º - Os jogos serão disputados em dois tempos de 30 (trinta) minutos com intervalo de 10 (dez) minutos.

 

Art.17º - As substituições durante o jogo serão ilimitadas.

 

PARAGRAFO ÚNICO:

As substituições deverão ser realizadas em zona apropriada, a frente da mesa de controle, sendo que primeiro deve sair o atleta substituído para depois entrar o atleta substituto.

 

Art.18º - O número de jogadores em uma equipe pode ser completado em qualquer momento da partida. (7 jogadores de linha e 1 goleiro).


 

PARAGRAFO ÚNICO:

O número mínimo de atletas para começar ou continuar uma partida será de 5 (cinco) atletas.


 

Art.19º - O jogador de linha que substituir o goleiro deverá usar o uniforme adequado para a função, porém o número da camisa permanece o registrado em súmula no início do jogo.


 

Art.20º - Os arremessos laterais serão cobrados somente com as mãos.

§ 1º - Não será validado gol de arremesso lateral a menos que antes de entrar no gol a bola toque em algum atleta de sua equipe ou adversário, inclusive no goleiro.

§ 2º - Se o atleta cobrar o lateral para o goleiro de sua equipe, ele (goleiro) não poderá recebê-la com as mãos.


 

Infração: Tiro livre direto em cima da linha penal de sua meta.


 


 

Art.21º - Todas as faltas serão cobradas em tiro livre direto, de onde foi sofrida.

Infrações no campo de defesa podem ser executadas por qualquer jogador.

As infrações no campo de ataque serão executadas no lugar onde a mesma ocorreu e deverá ser executado pelo jogador que sofreu a infração (Campo de ataque). Caso o jogador que recebeu a infração não tenha condições (estar machucado ou expulso), o tiro será cobrado pelo goleiro da sua equipe.

§ 1º - Para a cobrança de tiro livre direto no campo de defesa da equipe infratora todos os jogadores, deverão posicionar-se atrás da linha da bola, exceto o jogador que executará o tiro.

§ 2º- A cobrança de tiro livre direto estará em jogo assim que a bola se movimentar.


 

§ 3º - Será validado gol direto de escanteio no gol adversário.


 

§ 4º - Será validado gol direto contra seu adversário no início e reinicio de jogo.


 

§ 5º - Não existe impedimento.


 

§ 6º - A bola somente estará em jogo quando sair da área penal.


 

§ 7 - Na saída de arremesso de meta o goleiro somente deverá sair jogando com as mãos.

* Infração: Será cobrado lateral contra sua equipe.


 

§ 8º - Na saída de arremesso de meta se o goleiro colocar a bola pra dentro de seu próprio gol.

* Infração: Será cobrado lateral contra sua equipe.

 

OBS: Somente será validado gol se o goleiro colocar a bola pra dentro de seu próprio gol quando a bola estiver em jogo.

§ 9º - Não será validado gol, se o goleiro arremessar a bola com as mãos direto contra a meta adversária, a menos que ela antes de entrar toque em algum atleta de sua equipe ou adversário, inclusive no goleiro.

* Infração: Arremesso de meta a favor do adversário


 

§ 10º No arremesso de meta uma vez a bola saindo de sua área de meta o goleiro não poderá tocá-la novamente antes que outro atleta o faça.

* Infração: Tiro livre direto contra sua equipe no local onde ocorreu a infração.


 

§ 11º - O goleiro não poderá receber com as mãos bola atrasado com os pés do atleta de sua própria equipe.

* Infração: Tiro livre direto frontal a meta do gol e em cima da linha penal de sua meta.


 

§ 12º - O goleiro não poderá em hipótese alguma chutar a bola com os pés no arremesso meta ou quando receber com a cabeça, peito. Somente poderá arremessar com as mãos.

Infração: Arremesso de meta a favor do adversário


 

Art.22º - A área de pênalti corresponde à área entre a linha de fundo e uma linha paralela imaginária traçada entre as linhas laterais, a 9m de distância da linha de fundo. A penalidade será a 7 (sete) passos do árbitro da linha de meta frontal a meta do gol.


 

Art.23º - O uniforme dos jogadores consiste em camisas e calções. Os jogadores de uma mesma equipe, exceto o goleiro, devem usar uniforme com o mesmo padrão de modelo, cor e com números de identificação nas camisas de fácil leitura. Não serão permitidos bonés, viseiras, pulseiras, joias, tornozeleiras e caneleiras que põe em risco a integridade física dos atletas.

Parágrafo Único: Não será permitida a utilização de uniformes e demais peças (camisetas, agasalhos, faixas etc.) que levem mensagem de caráter político, religioso de tabagismo e/ou alcoólico.

Art.24º - No caso de ambas as equipes apresentarem-se para o jogo com uniformes de cores iguais ou semelhantes, a equipe que não obedecer à cor predominante deverá fazer a troca do mesmo ou usar colete.


 

PARAGRAFO ÚNICO:

Neste caso a equipe terá 15 minutos para efetuar a troca do uniforme ou usar coletes, se não o fizer dentro do prazo será declarada vencedora a equipe da esquerda da tabela por W.O.


 

Art.25º - As equipes poderão entrar com recurso em até 48 horas após o fato a ser reclamado.


 

IV – DA FÓRMULA DE DISPUTA

 

Art.26º - Na Primeira Fase serão formados dois grupos (A e B), as equipes do Grupo A jogarão contra as equipes do grupo B e visse versa. As duas equipes que somarem o maior número de pontos do seu grupo estarão classificadas para a SEGUNDA FASE.

 

Art.27º - Segunda Fase – SEMIFINAIS: Serão disputadas em partidas únicas sendo que as equipes que ficarem em 1ª no seu grupo jogarão com direito de empate para classificar-se à próxima fase.

SEMI 1 - 1º Grupo A X 2º Grupo B

SEMI 2 - 1º Grupo B X 2º Grupo A

 

Os vencedores das semifinais disputarão à final.

 

Art.28º - Na final do Campeonato caso a partida termine empatada, a definição de uma equipe vencedora será decidida pela cobrança de 05 (cinco) penalidades máximas. Não havendo vencedor na primeira série, será cobrado 01 (um) pênalti alternado por equipe até sair o vencedor.

 

PARAGRAFO ÚNICO:

Na decisão por pênaltis as equipes terão que estarem em igualdades em número de atletas, podendo participar das cobranças todos os atletas que estejam na Súmula do jogo, e que estejam em condições de jogo.

 

 

V – DA PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

Art.29º - Os resultados das partidas darão às equipes os seguintes números de pontos:

 

a) Derrota - zero ponto;

b) Empate - um ponto;

c) Vitória - três pontos.

 

Art.30º - A classificação das equipes será determinada pelo número de pontos conquistados pelas mesmas.

 

 

Art.31º - Em caso de empate em número de pontos, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

 

A) Maior número de vitórias na categoria;
B) Menor número de gols sofridos na categoria;

C) Maior saldo de gols na categoria

E) Maior número de gols marcados na categoria;

F) Menor número de cartões vermelhos na categoria;

G) Menor número de cartões amarelos na categoria;

H) Sorteio.

 

Art.32º - A classificação do 1° e 2° colocado será determinada pelo resultado da disputa da final.

 

Art.33º - O 3° lugar será a equipe que perder para o Campeão na fase Semifinal.

 

 

VI – DA PREMIAÇÃO

 

Art.34º - Ao final do 57º CAMPEONATO OFICIAL DE FUTEBOL AREIA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ 2022 será oferecido as seguintes premiações:

 

a) Troféu e medalhas para a equipe Campeã;

b) Troféu e medalhas para a equipe Vice-campeã;

c) Troféu para o artilheiro da Competição;

d) Troféu para a defesa menos vazada, representado pelo goleiro;

e) Troféu para o craque do Campeonato;

f) Troféu para o técnico destaque;

 

 

 

 

Osmar de Miranda

Superintendente da Fundação Municipal de Balneário Camboriú

 

 

Jorge Roberto Mafra Teixeira

Diretor de Esportes Comunitários

© 2022 - Fundação Municipal de Esportes - Todos os direitos reservados