FME Balneário Camboriú

Balneário Camboriú - SC

Telefone: (47) 3360-0444
E-mail:

Amador Série A
De 7 de julho a 30 de novembro de 2019

Regulamento

CAMPEONATO AMADOR SÉRIE A

REGULAMENTO TÉCNICO

Art.1º - O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 é uma competição organizada pela Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 tem por objetivo desenvolver o intercambio sócio desportivo entre as comunidades, proporcionando ao público de Balneário Camboriú lazer e entretenimento por meio da prática do futebol.

             

Art.2º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 e obriga os que com ele tenham relações à sua total obediência.

                 PARÁGRAFO ÚNICO: Doravante a nomenclatura oficial das abreviaturas utilizadas neste Regulamento será:

FMEBC: Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú;

CD: Comissão Disciplinar; formada por 03 (Três) membros escolhidos pelo superintendente da FMEBC.

                AMFRI: Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.

 

Art.3º - A competição será realizada nas datas, horários e locais determinadas pela FMEBC.

 

Art.4º - A arbitragem ficará sob-responsabilidade da entidade vencedora da Licitação de arbitragem da FMEBC.

                PARÁGRAFO ÚNICO: Expressamente proibido as equipes participantes vetar, escalar ou interferir nas escalas da Arbitragem. A responsabilidade é total da empresa vencedora da licitação, cabe a FMEBC fiscalizar e fazer cumprir o que está em contrato.

 

 

I – DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES:

 

Art.5º - As inscrições dos atletas deverão ser feitas até ás 19h do dia 28 de junho de 2019. A documentação exigida para a inscrição de cada atleta é o Título de Eleitor e documento oficial com foto. Após esta data somente será permitido inscrever dois (2) novos atletas após o final da quinta (5º) rodada e o início da nona (9º) rodada.

PARAGRAFO ÚNICO: Um atleta já inscrito, somente poderá ser substituído por motivo de saúde que o impossibilite de competir, desde que comprovado através de atestado médico (mínimo 30 dias).

 

Art.6º - No Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 somente poderão participar atletas amadores e profissionais inativos, ou seja, SEM CONTRATO de atleta profissional (modalidade campo).

 

Art.7º - No Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 poderão ser inscritos 23 atletas, sendo obrigatoriamente 10 ou mais atletas de Balneário Camboriú, 10 de Camboriú e 03 de fora dessas duas cidades. Os interessados deverão possuir Título de Eleitor com emissão mínima de 28/06/2018. Para disputar o campeonato os jogadores devem ter idade mínima de 16 anos completos.

PARAGRAFO PRIMEIRO: Atletas abaixo de 18 anos também deverão apresentar o Título de Eleitor, no entanto não será exigida uma data mínima de sua emissão.

PARAGRAFO SEGUNDO: O atleta que não tiver a idade exigida no Regulamento poderá ser inscrito e quando atingir a idade completa poderá participar do campeonato.

 

Art.8º - É proibido um atleta disputar mais de uma divisão dos Campeonatos Municipais de Futebol de Campo (Série A, B ou C) organizados pela FMEBC. Não é permitido o atleta disputar o campeonato por mais de uma equipe.                 

                 

Art.9º - Os atletas deverão obrigatoriamente apresentar um dos seguintes documentos aos mesários nos dias dos jogos, carteira de identidade original, habilitação (CNH), carteira profissional e passaporte, ou apresentar fotocópia autenticada em cartório ou boletim de ocorrências comprovando perda destes documentos. Os documentos deverão permanecer com os mesários até o termino da partida.                  

PARÁGRAFO ÚNICO: É de inteira responsabilidade das equipes a inclusão nas partidas de atletas que não obedeçam ao regulamento da competição isentando arbitragem, mesários e FMEBC.

 

 

II – DAS REGRAS

 

Art.10º - Todas as partidas serão jogadas de acordo com as Regras da Internacional Board, publicadas pela FIFA, salvo o que dispuser o contrário este regulamento.

 

Art.11º - As equipes deverão apresentar-se à organização com trinta minutos de antecedência à sua respectiva partida, para evitar o atraso das mesmas.

          

            § 1º - Para o inicio da partida será tolerado 15 minutos para que as equipes se apresentem em condição de jogo antes de decretar o W X O.

 

Art.12º - Cada equipe poderá realizar 07 substituições, nenhum atleta substituído poderá retornar a partida.

 

 Art.13º - Os atletas poderão entrar na partida a qualquer momento do jogo, desde que estejam inscritos regularmente em sumula.

 

Art.14º - É liberado o uso de fitas nas meias, mesmo sendo de cor diferente.

 

Art.15º - É liberado o uso de shorts térmico de qualquer cor.

 

Art.16º - O uso de Caneleiras é obrigatório.                   

PARÁGRAFO ÚNICO: O atleta em jogo que não estiver utilizando a caneleira será punido com o cartão amarelo.

          

Art.17º - No caso de ambas as equipes apresentarem-se para o jogo com uniformes de cores iguais ou semelhante, a que estiver relacionado à direita da tabela deverá fazer a troca do mesmo ou usar coletes (com ou sem números). Os coletes são de responsabilidades dos clubes.

PARÁGRAFO ÚNICO: Neste caso a equipe terá 15 minutos para efetuar a troca do uniforme. Se não o fizer será declarada vencedora a equipe da esquerda da tabela por W X O.

 

Art.18º - A equipe que tiver 01 (um) WO estará eliminada do campeonato e não poderá participar das competições organizadas pela FMEBC nos próximos 365 dias (um ano). Os atletas presentes que não assinarem a sumula serão considerados ausentes e também ficarão suspensos por 365 dias (um ano). Caso a equipe ou atletas queiram a liberação ou suspensão de pena terão que pagar uma multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), a favor da FMEBC. Após o pagamento a equipe e os atletas estarão aptos a participar de outros eventos esportivos organizados pela FMEBC

PARÁGRAFO ÚNICO: Para efeito de classificação da competição todos os resultados de uma equipe desclassificada serão invalidados e decretados o placar de 3x0 para os adversários em todos os jogos da tabela oficial.

 

Art. 19º - Para o atleta que for expulso por cartão vermelho ou por 03 advertências com 03 cartões amarelos a pena é de um jogo de suspensão.

PARÁGRAFO ÚNICO: No final da primeira fase os cartões serão zerados, porém o atleta que estiver com dois (02) cartões amarelos e tomar o terceiro amarelo ou vermelho antes da segunda fase, ficará suspenso posteriormente.

 

 

III – DA PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

 

Art.20º - Os resultados das partidas darão às equipes os seguintes números de pontos:

 

A) Derrota - zero ponto (0)

B) Empate - um ponto (1)

C) Vitória - três pontos (3)

 

 

Art.21º - Em caso de empate em número de pontos será utilizados a seguinte ordem de critérios para definir os 08 (oito) classificados.

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATES

 

A) Maior número de vitórias

B) Maior saldo de gols

C) Maior numero de gols marcados

D) Menor numero de gols sofridos

E) Menor número de cartões vermelhos

F) Menor número de cartões amarelos

G) Sorteio.                                       

 

 

IV – DA FORMULA DE DISPUTA

 

Art.22º - O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 será disputado da seguinte forma:

 

FORMULA DE DISPUTA:

 

Segue abaixo todas as equipes que irão disputar o Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019

 

AMPROJIC

UNIÃO DA BARRA

FLAMENGO

INT. TABULEIRO

NOVA ESPERANÇA

BAILEIROS

SÃO JUDAS

SÃO FRANCISCO

TROPA BC

ATLÉTICO MUNICIPIOS

 

 

Na primeira fase (classificatória) as equipes se enfrentam em turno único. Passam para segunda fase os 08 (oito) primeiros colocados na classificação geral. Sendo que os dois piores colocados estarão automaticamente rebaixados para Serie B 2019

 

Na segunda (Quartas de Finais) as equipes se enfrentam em jogo e único e eliminatório, sendo que os quatro melhores colocados na primeira fase (classificatória) tem a vantagem de jogar pelo empate. Nessa fase não existe disputa por pênaltis.

Na terceira fase (semifinais) as equipes se enfrentam em jogo único e eliminatório, sem vantagens de empate, caso ocorra empate no tempo normal o vencedor será definido nas penalidades máximas.

Na quarta fase (Final) as equipes se enfrentam em duas partidas (Ida e volta), a equipe melhor classificada na primeira fase, mandará no jogo de volta.

A equipe que somar o maior número de pontos no confronto será declarada campeã do Campeonato Amador 2019.

Caso o confronto termine empatado no numero de pontos, o critério de desempate será o saldo de gols.

Persistindo o empate no numero de pontos e também no saldo de gols, o titulo será decidido nos pênaltis.

PARAGRAFO ÚNICO: Na final não existe gol qualificado como critério de desempate.  

 

V – DA PREMIAÇÃO

 

Art.23º - Ao final do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 serão oferecidas as seguintes premiações:

 

A) Troféu e medalhas para a equipe campeã.

B) Troféu e medalhas para a equipe vice-campeã.

C) Troféu para o artilheiro da competição.

D) Troféu para a defesa menos vazada, representado pelo goleiro da equipe.

E) Troféu para o melhor jogador da competição.
F) Troféu para o melhor técnico.

G) Fica a critério da FMEBC mais algum tipo de premiação.

 

 

VI – DA DISCIPLINA E DAS PENALIDADES

 

Art.24º - Das infrações e sanções:

PARÁGRAFO ÚNICO: Será utilizado o Regulamento Disciplinar Regional da AMFRI para os casos relativos à disciplina e penalidades.

 

 

VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art.25º - Uma vez proclamado o Campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019, qualquer protesto ou reclamação sobre o procedimento de esporte ocorrido durante a competição será desconsiderado.

 

Art.26º - Todas as solicitações feitas a Organização do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série A 2019 devem ser enviadas á sede da FMEBC por escrito e assinado por um dirigente devidamente autorizado.

 

Art.27º - O Departamento Técnico da competição expedirá instruções que se fizerem necessárias à boa e fiel execução deste Regulamento.




 

© 2019 - Fundação Municipal de Esportes - Todos os direitos reservados