Esporte de Participação

Na área do Esporte de Participação que envolve atividades esportivas de lazer e de saúde para a pessoa comum, a Fundação desenvolveu 4 grandes Programas ou Projetos: o Programa Maturidade Saudável, o Projeto Verão Ativo, o Projeto Rua de Lazer e o Projeto das Academias de Integração.

 

O Programa Maturidade Saudável (PMS), criado em 2010, é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Objetiva fomentar atividades físicas e pedagógicas para a população acima de 50 anos em Balneário Camboriú. O PMS possibilitou descentralizar a oferta e prática de atividade física na cidade. Além de atender o PMS nas instalações esportivas da Fundação conseguimos levá-lo para a praia, unidades de saúde, CAPS, CISC, NAI, Associações Civis, Centros Comunitários e Asilo. A cada ano aumenta o número de pessoas participando e diversificamos as atividades prestadas, hoje no PMS trabalhamos com cinco atividades: yoga, atividade física, voleibol adaptado, handebol adaptado e atividade rítmica. Acesse a programação do Programa Maturidade Saudável.

O projeto Verão Ativo tem o objetivo de ofertar á comunidade local e aos turistas atividades físicas de caráter recreativo na temporada de verão. Neste projeto desenvolvemos atividades como: basquete de praia, futebol de areia, handebol beach, voleibol, rugby, ginástica geral e xadrez. 

 O projeto Rua de Lazer dentro da Fundação era realizado em parceria com outras secretarias em dia comemorativo na cidade. Além dessa atribuição, o projeto a partir de 2011 foi desenvolvido com o objetivo de oferecer a comunidade dos bairros da cidade atividades cultural, esportivo e recreativo.

O Projeto Academia de Integração (PAI) teve inicio em 2011 com uma proposta piloto, pois não tínhamos conhecimento dessa nova realidade. O projeto piloto funcionou em duas academias instaladas no Bairro das nações, por três meses e com dois Profissionais de Educação Física que atendiam no período matutino e vespertino. Essa experiência possibilitou estender o PAI para o período de verão de 2012, onde colocamos mais profissionais e atendemos novos locais pela cidade. Para 2013 a proposta da Fundação para o PAI é atuar em parceria com a Secretaria de Saúde no Programa de Estratégia de Saúda da Família, onde poderemos levar atividade física para a comunidade e utilizar melhor as academias.

 

Os comentários estão encerrados.