.: Festival de Surf para Autistas acontece neste sábado em BC :.


Neste sábado (12), mais de 50 crianças com autismo vão surfar no mar de Balneário Camboriú, com a realização da “2ª edição do Festival de Surf para Autistas”. O evento conta com uma programação especial, com início às 10h, na Praia Central, em frente à Rua 2500. A entrada é aberta ao público e todos estão convidados a prestigiar o Festival. 

Após três temporadas de verão oferecendo aulas de surf como terapia para crianças autistas da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral, o instrutor de surf e organizador do evento, Túlio Ferri, decidiu fazer em 2015, o 1º Festival de Surf para autistas, algo inédito na região, e que teve um resultado surpreendente. O número de interessados em participar e apoiar o evento foi tão grande, que agora o Festival já chega a sua 2ª edição.  
Durante todo o dia haverá uma pista com obstáculos e passeios de Stand Up, para nenhuma criança ficar parada enquanto espera a bateria, que é divida em cinco crianças com tempo de 20 minutos de duração. Neste ano, o evento também será filmado com o auxílio de um drone e parte do Festival será transmitido online (ao vivo) pela internet, pela página www.facebook.com/droneflybc.  

Túlio Ferri conta que os participantes chegarão de diferentes lugares do Paraná e de Santa Catarina. “O evento já é um sucesso, as inscrições encerraram no mesmo dia em que iniciamos a divulgação. São participantes com idade entre quatro e 16 anos, e estamos muito ansiosos para receber essa turminha mais uma vez” revela. Túlio também ressalta o apoio da AMA Litoral para auxiliar com as crianças na água.  

No total, cerca de 90 voluntários participam do Festival, entre profissionais, amigos e familiares que irão auxiliar. Para ajudar no trabalho dessas pessoas, a Mormaii vai montar uma estrutura para que as pessoas que trabalham na água possam descansar e se alimentar durante o Festival. 

O Festival de Surf para Autistas é organizado por Túlio Ferri da Surf Escola BC com apoio da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Litoral patrocinadores e Prefeitura Municipal por meio da Fundação de Esportes (FMEBC). 

Sobre o Projeto 
Há cerca de quatro anos, Túlio Ferri iniciou um projeto diferenciado na sua escola - a Surf Escola BC - e começou a oferecer aulas para autistas. As aulas são acompanhadas por uma psicóloga como forma de apoio ao trabalho de interação com a criança. O projeto tem apoio da AMA Litoral (Associação de Pais e Amigos dos Autistas). Desde que iniciou este projeto, cerca de 30 crianças com autismo já aprenderam a surfar com ele. Foi desta iniciativa que surgiu o Festival. A procura pelo evento é tão grande que, para este ano as inscrições já estão encerradas. 

Serviço
O quê: 2º Festival de Surf para Autistas
Quando: 12 de novembro (Sábado) 
Horário: 10h
Onde: Praia Central de Balneário Camboriú (em frente a Rua 2.500)
Quanto: Aberto ao Público 

Prefeitura de Balneário Camboriú
Fundação Municipal de Esportes (FMEBC)
Texto: Bruna Horvath (Jornalista) 
Fotos: Abel Rech | Arquivo FMEBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3360-0444
www.fmebc.sc.gov.br
facebook.com/esportesbc
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu